Prefeitura de Piracicaba inicia atendimento das carretas de mamografia e empreendedorismo

Espaço para publicidade

22 de julho de 2025 · Piracicaba (SP)Saúde e Qualidade de Vida

Prefeitura de Piracicaba inicia atendimento das carretas de mamografia e empreendedorismo

Receba notícias no WhatsApp
Foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Cidadania e Parcerias, abriu na última segunda-feira, 21/07, as ações gratuitas das Carretas de Mamografia e do Empreendedorismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio dos programas Mulheres de Peito e SP por Todas e apoio do Senac e Sebrae/SP.

O lançamento das ações aconteceu na Estação da Paulista e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, da primeira-dama Valkiria Callovi, de Thais Fornicola, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da secretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, vereadores e demais autoridades.

A vinda das carretas itinerantes à cidade – até o próximo dia 02/08 – tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e à capacitação profissional gratuita para mulheres no município de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho. “Estamos felizes por estar aqui e poder atender as mulheres destas três importantes cidades da região. Queremos que as mulheres venham, participem e tenham autonomia em sua vida, pessoal e profissional. Se não fosse a união de todas estas secretarias municipais, isso não seria possível. Vale destacar que essa é a primeira de várias ações que vamos disponibilizar em Piracicaba”, destacou Valéria Bolsonaro.

Dr. Sérgio Pacheco, vice-prefeito e secretário de Saúde, agradeceu o apoio do Estado. “A Valéria é uma pessoa simples e sempre disposta a ajudar. Foi assim conosco e é assim com todos que a procuram, por isso que temos uma parceria importante não só para as mulheres piracicabanas, mas também de Rio das Pedras e Saltinho. Fazer este tipo de parceria é uma preocupação do prefeito Helinho e que hoje se concretiza, portanto, reforço o convite para que as mulheres participem dos exames e dos cursos aqui oferecidos”, afirmou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thaís Fornicola, destacou que só em Piracicaba existem 218 mil mulheres e, destas, uma a cada quatro vive em situação de vulnerabilidade. “Além disso, metade delas são mãe solo, que precisam de maior apoio do poder público. Esse projeto vem para dar mais autoestima e independência às mulheres, bem como garantir o cuidado com a saúde”, completou.

Na oportunidade, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Valkiria Callovi, declarou que as carretas são importantes “para a promoção de saúde e conhecimento para as mulheres, bem como proporcionar melhoria da qualidade de vida, principalmente com a oportunidade de aumentar a renda da família. Por isso, convido todas as mulheres a participarem destas ações”, enfatizou.

Adriana Moretti, assessora municipal de políticas públicas para mulheres e que representou o secretário Paulo Nardino, de Cidadania e Parcerias, disse que em breve novas ações virão para a cidade. “Não vamos parar por aqui, existem mais programas focados na mulher e vamos trazer novas ações e cursos para as mulheres. Para que isso seja possível, é necessário que as mulheres participem, uma vez que já temos mais de 90 inscritas para a carreta do empreendedorismo”, disse.

MAMOGRAFIA – Para participar, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem ir a carreta de mamografia na Estação da Paulista e solicitar o exame gratuito apresentando apenas o RG e cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o horário é das 08h às 12h, com atendimento de até 25 mulheres, exceto feriados. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada. Em caso de alteração no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.