O incêndio que destruiu parte do Mercado Municipal de Piracicaba (SP), na madrugada de 23 de julho deste ano, teve início em uma área onde estava instalada a fritadeira de uma pastelaria, segundo a conclusão do laudo pericial elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC).
O documento aponta a possibilidade de que a fritadeira tenha sido esquecida ligada, além de destacar falhas no sistema de combate a incêndios do prédio. O foco das chamas foi identificado no box da pastelaria, especificamente na parede próxima ao portão de entrada, local onde, conforme relatos colhidos pelos peritos, havia a fritadeira de salgados.
Ainda de acordo com o laudo, não há vestígios que indiquem ação criminosa ou falha elétrica, já que a instalação estava em boas condições. No entanto, os peritos ressaltaram que, para uma edificação desse tipo, seria mais adequado adotar um sistema de combate a incêndios com encanamentos embutidos em paredes e enterrados no chão, em vez de expostos e suspensos, como estava no local.
Cronologia do incêndio
1h22min10s: Primeiros sinais de fumaça
1h22min23s: Fumaça mais evidente
1h23min46s: Início do fogo no interior do box
1h27min15s: Fogo mais intenso dentro do box
1h27min26s: Chamas atingem a parte superior da cortina
1h28min24s: Início da propagação para além dos limites do box






