
Piracicaba (SP) recebeu na tarde desta quinta-feira (04) a abertura da mostra “Humor Conectado”, realizada na sede da Acipi e integrante da programação paralela do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O evento contou com um coquetel de recepção para convidados e representantes da imprensa.
Inspirada no mote da Acipi Conectar para Fortalecer, a curadoria reuniu cartuns, caricaturas e tirinhas de artistas de diferentes países. As obras apresentam, de forma leve e reflexiva, temas ligados às relações humanas, à tecnologia e ao universo profissional, explorando questões como internet, redes sociais e consumo.
“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um evento de alcance mundial. Ele projeta Piracicaba para o mundo e, ao mesmo tempo, traz o mundo para Piracicaba para sorrir. Essa é a grande essência desse salão maravilhoso. E hoje, a Acipi representa justamente isso: o Salão de Humor”, afirmou Palmiro Romani, artista plástico e diretor cultural da Acipi.
O público que prestigiou a abertura destacou o caráter atual e bem-humorado da exposição, que, além de arrancar risadas, reforça como a arte pode aproximar pessoas e fortalecer vínculos com a comunidade.
Já Rodrigo Santos, vice-presidente da Acipi, ressaltou o papel da entidade na conexão entre diferentes setores.
“O trabalho da Acipi hoje, na cidade e na região, é muito importante. Atuamos em áreas como empreendedorismo, educação, inovação, trabalho social e, principalmente, cultura. Nosso lema é a conexão: interligar pessoas, ideias e iniciativas para promover um desenvolvimento ainda maior. Acreditamos que todos esses fatores são fundamentais para que os resultados aconteçam. Esse é o nosso objetivo.”
O evento contou também com a presença de Junior Kadeshi, publicitário e coordenador do Salão de Humor, que destacou ao PIRANOT a relevância cultural da iniciativa.
“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um dos maiores do mundo. Aqui, ele se destaca como o único evento que realmente projeta a nossa cidade para o cenário internacional. É uma grande responsabilidade, mas também um imenso prazer, porque lidamos com a história de um evento que nasceu ainda no período da ditadura, enfrentando todas as dificuldades da época, e que conseguiu se manter vivo e relevante ao longo de todos esses anos. Portanto, é ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade e uma alegria imensa”, reiterou.
A solenidade também contou com a presença do secretário da Cultura de Piracicaba, Carlos Beltrame, e do deputado estadual Alex Madureira (PL).













