Na tarde desta segunda-feira (08), o jornal O Globo, do Grupo Globo, gerou polêmica ao publicar nas redes sociais do “Jornal Sensacionalista” um meme que ironizava a esquerda e o lulismo. A coluna, que também tem versão impressa semanal, é conhecida por adotar uma linha próxima das charges, com críticas e sátiras do cotidiano.
O Jornal Sensacionalista, que já foi atração audiovisual diversificada no Multishow, hoje tem foco maior em política. Costuma satirizar diferentes lados do espectro político, incluindo a própria esquerda e o PT, que nem sempre seguem alinhados ao presidente Lula.
O meme publicado nesta segunda dizia:
“Site ICL Notícias vai mudar de nome para IC faz o L”.
A piada, que fazia referência ao canal progressista ICL Notícias — claramente identificado com pautas à esquerda e com Lula —, deixou a base de seguidores da coluna dividida. Muitos apontaram confusão e estranharam a crítica direta a um veículo que se coloca abertamente no campo progressista, já que acreditavam que o próprio perfil do ‘Sensacionalista’ era de esquerda e lulista.
Contexto da disputa digital
Nos últimos meses, o ICL Notícias vem crescendo de forma acelerada, principalmente após a demissão da jornalista Daniela Lima, recentemente da GloboNews. O aumento de audiência pode ter acendido um sinal de alerta dentro do Grupo Globo. Tanto que, na última semana, a empresa voltou a disponibilizar transmissões ao vivo da GloboNews no YouTube — estratégia que já havia sido testada antes mesmo da estreia de Daniela Lima na emissora.
A saída da jornalista da CNN Brasil havia provocado uma queda significativa de audiência da CNN no YouTube, efeito sentido quase imediatamente.
Entre humor e estratégia
Ao ironizar o ICL, o “Jornal Sensacionalista” pode estar seguindo uma linha já vista em outras áreas do Grupo Globo. Recentemente, o Globo Esporte lançou o GETV em uma tentativa de competir com a popularidade da CazéTV. No caso das notícias, a Globo parece apostar novamente no YouTube como saída para enfrentar rivais digitais como o próprio ICL e a Jovem Pan.
O problema, apontam analistas, é a falta de clareza estratégica. Enquanto canais independentes como ICL e Jovem Pan deixam evidente sua linha editorial, a Globo ainda oscila na forma de se posicionar.






