
A atleta de handebol e policial militar radicada em Piracicaba, Jéssica Campos, 32 anos, foi convidada recentemente para ministrar uma palestra sobre sua trajetória de vida em um dos maiores clubes do país. O encontro teve grande repercussão e resultou em um convite especial: ela agora é a embaixadora do handebol do São Paulo Futebol Clube.
Natural de Salgueiro (PE), ela começou a jogar handebol aos 11 anos e, aos 15, deixou sua cidade natal após ser chamada para defender a Seleção Pernambucana. Com apenas 20 anos, recebeu propostas para atuar em diferentes cidades, como Santos-SP, Cianorte-PR e Piracicaba, escolhendo o município paulista pelas melhores condições oferecidas na época, incluindo moradia, alimentação, bolsa de estudos e salário.
No Estado de São Paulo, representou equipes de Piracicaba, Sorocaba e Guarulhos. Em 2018, quando defendia Sorocaba, foi convidada a jogar em Portugal, mas uma lesão e a aprovação no concurso da Polícia Militar mudaram os rumos da sua carreira.
Paralelamente ao esporte, ela passou a ministrar palestras por meio da corporação, mas a experiência no São Paulo foi a primeira vez que dividiu sua trajetória em um grande clube. O relato inspirador conquistou atletas, pais e representantes, que a elogiaram e a convidaram oficialmente para ser embaixadora da modalidade no time.
Em 2023 e novamente em 2025, a atleta foi convocada para a Seleção Brasileira de Handebol Master, após se destacar em campeonatos nacionais.
“Tive a oportunidade de ministrar uma palestra e compartilhar a minha história de vida. Confesso que foi emocionante revisitar cada etapa, lembrar das dificuldades e reconhecer o quanto elas me fortaleceram. Mais do que falar sobre mim, foi um momento para mostrar que cada desafio pode se transformar em aprendizado e que a nossa trajetória pode inspirar outras pessoas a acreditarem nos seus sonhos. Senti gratidão imensa a Deus por tudo que vivi até aqui e também pela chance de usar a minha história como ferramenta de motivação. Se uma palavra, uma experiência ou um detalhe do que contei puder tocar alguém, já valeu a pena”.
Jéssica ainda vai representar o Brasil na Copa América de Handebol, que será disputada em Assunção, no Paraguai, entre os dias 23 e 28 de setembro deste ano.










