O tradicional campus Taquaral da Unimep ganhou um novo destino. Nesta terça-feira (16), a Holding Cançado e Lessa, dona da Rede Drogal, venceu o leilão do espaço pelo valor mínimo de R$ 35 milhões e anunciou um projeto de revitalização, em cinco etapas, que promete unir preservação histórica, inovação e geração de empregos.
Primeira fase: setor administrativo
A área, com 189 mil m² e 45 mil m² de área construída, será adaptada para receber inicialmente todo o setor administrativo da Drogal. Estima-se que até 2 mil colaboradores passem a trabalhar no espaço já na primeira etapa. Segundo o porta-voz Marcelo Cançado, essa fase deve movimentar mais de 30 fornecedores, gerar trabalho direto para 300 a 500 profissionais e indireto para mais de mil trabalhadores.
Outras fases do projeto
O cronograma prevê transformações graduais:
Fase 2 – Laboratórios: adaptação para instalação dos laboratórios de manipulação da Drogal.
Fase 3 – Centro de Distribuição: construção de um CD moderno de 20 mil m², o terceiro da rede, somando-se ao já existente no distrito Uninorte e ao em fase final em São José do Rio Preto.
Fase 4 – Teatro: revitalização do Teatro Unimep, em parceria com empresa especializada na gestão cultural.
Fase 5 – Ensino superior: instalação de cursos de graduação em áreas da saúde (Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, entre outros), em parceria com instituição educacional.
Preservação e sustentabilidade
De acordo com Cançado, a proposta é respeitar o valor histórico e arquitetônico do imóvel, ao mesmo tempo em que se implanta práticas sustentáveis, com foco em eficiência energética e uso racional da água.
Parque corporativo e expansão
Além de concentrar a expansão da Drogal — que prevê abrir mais 200 novas filiais até 2028, gerando cerca de 4 mil empregos —, o espaço também deverá ser transformado em um Parque Corporativo, atraindo outras empresas e fortalecendo a economia local e regional.
“Nosso compromisso é manter a relevância cultural do espaço, ao mesmo tempo em que o transformamos em um polo de negócios, empregos e conhecimento”, declarou Cançado.
Com essa aquisição, a Holding Cançado e Lessa reafirma seus laços com Piracicaba e abre caminho para um novo ciclo de desenvolvimento no antigo campus da Unimep.











