
Estudantes e ex-estudantes do Colégio COTIP (Ensino Médio e Técnico) foram homenageados, na manhã desta terça-feira (16), com Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Piracicaba. A solenidade, com participação de professores, coordenadores, diretores, alunos e pais de alunos, foi realizada no Salão Nobre da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), mantenedora da instituição, e reconheceu o desempenho dos jovens em competições acadêmicas de destaque nacional ao longo de 2025.
As homenagens foram motivadas pelos resultados obtidos na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) e na Obli (Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa).
A iniciativa da propositura partiu do vereador Pedro Kawai, que destacou a educação como ferramenta de transformação social. Ele elogiou o compromisso do COTIP com a formação dos alunos e ressaltou a importância de competições acadêmicas como instrumentos de desenvolvimento e valorização do conhecimento, parabenizando os estudantes pelo esforço e dedicação.
Entre os premiados, Adrick Ronchi de Paula, egresso do curso Técnico em Mecatrônica e do Ensino Médio do COTIP, conquistou medalha de prata na categoria regional e bronze na nacional da OBMEP. Atualmente, ele cursa Engenharia Mecatrônica na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), também vinculada à FUMEP.
Giulia Bertanha, formada pelo curso Técnico em Informática e pelo Ensino Médio da mesma instituição, atualmente aluna de Engenharia da Computação da EEP, recebeu medalha de bronze na categoria regional e menção honrosa na nacional. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é considerada a maior olimpíada científica do país, reunindo mais de 18 milhões de participantes a cada edição.
O professor de Matemática e coordenador do Ensino Médio, Leonardo Henrique Mello de Carvalho, destacou a importância do trabalho coletivo por trás das conquistas. “Externo os meus profundos agradecimentos aos alunos que tornaram tudo isso possível, mas também ao corpo de professores, que faz acontecer dia a dia em sala de aula. A contribuição deles é diretamente muito importante para isso e para as demais conquistas que o colégio vai ter”, salientou.
Inglês na ponta da língua – Voltada ao desenvolvimento de competências em língua inglesa, a Obli prepara os estudantes para os desafios de um mundo globalizado, em sintonia com a proposta educacional do COTIP. Nesta edição da Obli, foram premiadas as alunas Maria Eduarda Franceschini de Campos Alves, do 1º ano do Ensino Médio, com medalha de prata, e Alice Pascon Radi de Souza, do 3º ano, com medalha de bronze.
A professora de Língua Estrangeira Moderna-Inglês e vice-diretora do colégio, Viviane Moretti, celebrou. “Estamos felizes por esse reconhecimento e por ver o quanto nossa escola é forte na região de Piracicaba, além do quanto nossos alunos se esforçam, não desistem e são premiados. Estamos sempre os motivando a participar de olimpíadas educacionais, pois isso só traz benefícios para eles”, afirmou.
Para o diretor acadêmico do COTIP, Marcos Bertanha, a instituição possui uma trajetória sólida no ensino, mas o sucesso é resultado do empenho conjunto entre estudantes e docentes. “Construímos uma base sólida ao longo dos anos, mas o verdadeiro diferencial está na parceria entre quem ensina e quem aprende. O sucesso nasce desse compromisso mútuo”, destacou Bertanha.
O diretor-executivo da FUMEP, Luis Chorilli Neto, também destacou a importância do engajamento dos alunos nas conquistas alcançadas e agradeceu ao Poder Legislativo pela homenagem. “É gratificante ver o reconhecimento público do esforço dos nossos estudantes. Agradeço ao Poder Legislativo por valorizar a educação e incentivar quem se dedica a transformar o próprio futuro”, destacou.






