18ª Competição Baja SAE BRASIL: 500 estudantes são esperados na EEP/FUMEP
ADVERTISEMENT
PIRANOT
No Result
View All Result
  • Login
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
PLANOS
CADASTRE-SE
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
No Result
View All Result
PIRANOT
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
ADVERTISEMENT
Home Notícias

18ª Competição Baja SAE BRASIL: 500 estudantes são esperados na EEP/FUMEP

Evento vai reunir estudantes de três estados da região Sudeste

Assessoria de Imprensa by Assessoria de Imprensa
26 de setembro de 2025
in Notícias, Piracicaba (SP)
A A
Share on FacebookShare on Twitter


Foto: Divulgação

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), mantida pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), será palco da 18ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Regional Sudeste, entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento, que une atividades acadêmicas e esportivas, será realizado das 07h30 às 19h, com entrada gratuita ao público. Um espaço gastronômico também será disponibilizado no campus da instituição com a presença de food-trucks. 

No Instagram siga @piranot

Vida Alves fez história mais de uma vez na TV brasileira com beijo em novelas. Foto: Reproduçã...

Vida Alves: o beijo Pioneiro e a Cena Audaciosa que chocou o Brasil há

3 de janeiro de 2026

Mega da Virada: apostas de São Paulo Faturam R$ 363 milhões em Prêmio Histórico

3 de janeiro de 2026
ADVERTISEMENT

Promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade SAE BRASIL, a disputa busca incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do desenvolvimento de veículos off-road monomotores, conhecidos como bajas.

Segundo a organização, mais de 25 equipes já confirmaram presença, totalizando cerca de 500 estudantes universitários de instituições dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Considerada uma das etapas mais desafiadoras do circuito nacional, ela funciona como vitrine para novos talentos e soluções inovadoras que impulsionam o setor da engenharia automotiva no país.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEP, professor André de Lima, a iniciativa vai além da competição. “A proposta é ampliar a formação técnica dos participantes e prepará-los para as exigências do mercado profissional. Os alunos são responsáveis por projetar e construir seus próprios bajas, que são submetidos a provas estáticas e dinâmicas avaliadas por engenheiros da indústria da mobilidade”, destacou. Ele acrescentou que as equipes vencedoras da etapa nacional garantem a oportunidade de apresentar seus projetos em uma competição internacional, nos Estados Unidos.

O circuito da competição, com aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão, segue orientações técnicas da comissão julgadora, em critérios como dimensões da pista, obstáculos e requisitos de segurança. A montagem conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. “Além disso, somos pioneiros na incorporação de um túnel no traçado da pista, elemento que acrescenta um desafio extra à prova e diferencia nossa estrutura. Estamos no caminho certo, recuperando o prestígio da instituição no meio acadêmico, no setor automobilístico e entre empresários da área”, completa o diretor-executivo da Fumep, Luis Chorili Neto.

Cronograma – A agenda do evento prevê uma programação robusta ao longo dos quatro dias de disputa. No dia 25, as equipes participantes serão recepcionadas para o credenciamento oficial, seguido por um briefing de abertura conduzido pela direção da FUMEP e da SAE BRASIL. Na sequência, haverá uma reunião técnica entre as equipes e o comitê organizador, com orientações detalhadas sobre regulamento e logística da competição.

No dia 26, os participantes enfrentarão as avaliações estáticas, além da apresentação técnica dos projetos desenvolvidos.

O dia 27 será dedicado às provas dinâmicas no qual serão avaliados o desempenho geral dos veículos em diferentes aspectos, como resistência estrutural, capacidade de tração, estabilidade em curvas, dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade final e capacidade de superação de obstáculos.

Encerrando a programação, no dia 28 ocorre a prova mais aguardada: o enduro, com duração de quatro horas. Ao final, será realizada a cerimônia de premiação, consagrando as equipes de maior destaque na competição.

Histórico – O projeto Baja SAE foi criado em 1976, na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sob a liderança do Dr. John F. Stevens. No Brasil, o programa foi implantado em 1991, com a primeira competição nacional ocorrendo em 1995, na pista Guido Caloi, em São Paulo. A partir de 1997, a SAE BRASIL passou a organizar edições regionais em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

Foto: Divulgação
Tags: bajabaja 2025EEPFumepPiracicaba

Últimas notícias

© Marinha do Brasil/divulgação
Notícias

Helicóptero Realiza pouso de Emergência no mar Próximo a Cabo Frio um incidente aéreo

by Reportagem da Agência Brasil
3 de janeiro de 2026
https://www.facebook.com/NoticiasAoMinutoBrasil/
Tecnologia e Inovação

Uso de aplicativos de namoro: Onde o Brasil se posiciona globalmente

by Inteligência Vrtual - PIRANOT
3 de janeiro de 2026
G1
Viagem, Turismo e Gastronomia

Funcionário da Disney impede acidente grave em atração de Indiana Jones um Funcionário do

by Inteligência Vrtual - PIRANOT
3 de janeiro de 2026
'Pariu ela mesma': semelhança CHOCANTE entre Sophie Charlotte, a Gerluce de Três Graças, e o f...
Televisão

Sophie Charlotte e filho viralizam por impressionante semelhança

by Inteligência Vrtual - PIRANOT
3 de janeiro de 2026
Foto: PIRANOT
Piracicaba (SP)

Criminosos armados de fuzis explodem carro-forte em rodovia de Piracicaba

by Andrey Moral
2 de janeiro de 2026
Load More

AVISO LEGAL:

Responsável por comercializar as marcas Júnior Cardoso, PIRANOT e JCARDOSO, a EJUCA informa que não se responsabiliza pelo conteúdo

ainda gerado pela geradora de conteúdo em Piracicaba/SP, e, em qualquer ‘necessidade’, ou suspeita, que ‘respingue’ ou ‘afete’ as marcas comerciais administradas por nós, cortaremos a “parceria”, “de boa vontade”, vigente”, em respeito aos nossos anunciantes e público.

Editorias

  • A Fazenda
  • Agendão PIRANOT
  • Agronegócio
  • Águas de São Pedro
  • Análises e Opiniões
  • Araras
  • Arte e Cultura
  • Artigo
  • Automóveis e Veículos
  • BBB
  • Big Brother Brasil
  • Blog da Raízen
  • Blogs
  • Brasil
  • Campinas
  • Capivari (SP)
  • Charqueada (SP)
  • Cinema
  • Colunas
  • Comércio e Indústria
  • Comércio e Serviços
  • Corpo e Jardim
  • Curiosidades
  • Dia de Sorte
  • Dupla Sena
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Educação Financeira
  • Eleições
  • Elias Fausto (SP)
  • Entretenimento
  • Entrevista PIRANOT
  • Erratas
  • Especial
  • Esporte
  • Estado
  • Famosos
  • Federal
  • Finanças
  • Finanças Pessoais
  • Institucional
  • Inteligência Virtual – IA
  • Interior paulista
  • Iracemápolis
  • Jogo do Bicho
  • Júnior Cardoso
  • Limeira (SP)
  • Loteca
  • Loteria
  • Lotofácil
  • Lotomania
  • Manchetes do dia
  • Mega-Sena
  • Meio-ambiente
  • Mercado de Trabalho e Vagas de Empregos
  • Mercado Imobiliário
  • Minas Gerais
  • Mobilidade Urbana
  • Mombuca (SP)
  • Mulheres
  • Mundo
  • Música
  • Necrologia
  • Negócios e Dinheiro
  • Nossa história
  • Notícias
  • Novelas
  • Pecuária
  • Piracicaba (SP)
  • Política
  • Política Piracicaba
  • Quina
  • Rafard (SP)
  • Reality-show
  • Região Intermediária de Campinas
  • Região Metropolitana de Piracicaba
  • Região Metropolitana de São Paulo e ABC
  • Rio Claro (SP)
  • Rio das Pedras (SP)
  • Saltinho (SP)
  • Santa Gertrudes
  • São Pedro (SP)
  • Saúde e Qualidade de Vida
  • Segurança, Sociedade e Bem-Estar
  • SENAI Piracicaba
  • Séries e Filmes
  • Super Sete
  • Tecnologia e Inovação
  • Tele Sena
  • Televisão
  • Tempo, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas
  • Timemania
  • Viagem, Turismo e Gastronomia
  • Victor Palma
  • Vida Cap

Marcadores

A Fazenda BBB Caixa Econômica Federal Campinas COR Coronavírus Coronavírus Piracicaba Corujinha deu no poste deu no poste hoje Dólar Enquetes Escolha a data: Falecimentos FED Globo jogo do bicho Loteria Federal Loterias Caixa Lotofácil lotofácil hoje necrologia obituário Piracicaba polícia PPT PPT deu no poste PPT jogo do bicho pt ptm PTN PTV Quina quina hoje Record resultado lotofácil resultados Rio de Janeiro sbt Sorteios Tele Sena vagas Últimas notícias de Piracicaba Últimas notícias de São Paulo Últimas Notícias do Brasil

Portal e Jornal PIRANOT, orgulho de ser piracicabano. Uma marca Júnior Cardoso.

  • Facebook Curtidas
  • 5,210 Inscritos
  • Pinterest Followers
  • Instagram Seguidores

Institucional

  • A História do PIRANOT
  • Promova sua marca no PIRANOT – Alcance milhões em Piracicaba e Região!
  • Como produzimos Notícias?
  • Envie sua Notícia
  • Fale conosco
  • Mapa do site
  • Termos de uso e Política de Privacidade no PIRANOT
  • Política de Privacidade
  • Expediente
  • Trabalhe Conosco

©℗®™ 2011 - 2024

Todos os direitos reservados à

EMPRESA JÚNIOR CARDOSO LTDA ME

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories

© 2023/2024. Todos os direitos reservados para a Empresa Júnior Cardoso LTDA ME.