
São Paulo se mobiliza contra a adulteração de bebidas alcoólicas. O Procon estadual coordenará uma ação simultânea em bares e restaurantes de todo o estado, com o objetivo de orientar comerciantes e consumidores sobre os riscos e cuidados relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, especialmente em relação ao metanol.
A iniciativa, batizada de DeOlhoNoCopo, ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 10, das 18h às 22h. Servidores dos Procons municipais conveniados visitarão estabelecimentos como bares, restaurantes e adegas, com o intuito de fornecer informações cruciais para a compra, venda e consumo seguros de bebidas alcoólicas.
Além de alertar sobre os perigos do metanol, a ação busca esclarecer a população sobre os critérios adotados pela força-tarefa do Governo de São Paulo nas investigações e interdições de locais onde bebidas adulteradas são encontradas. Na capital e em cidades com núcleos regionais do Procon-SP, também haverá visitas de orientação.
O objetivo é orientar os empresários sobre procedimentos de gestão e controle de fornecedores, incluindo a exigência de Nota Fiscal eletrônica, verificação da origem dos produtos, armazenamento seguro e identificação de sinais de adulteração. Consumidores receberão orientações sobre seus direitos e a importância do consumo responsável.
A iniciativa é consequência das ações da força-tarefa do Governo de São Paulo, que investiga casos de contaminação por metanol em bebidas. O estado mantém um gabinete de crise ativo com ações coordenadas para combater a adulteração.
A ação DeOlhoNoCopo acontecerá em todo o estado de São Paulo, com equipes percorrendo pontos de grande concentração de bares na Capital e em cidades como Santos, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Sorocaba.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br






