A partir da próxima semana, passageiros da Gol terão acesso a uma nova categoria de tarifa para voos internacionais, focada em quem viaja apenas com um item pessoal, como uma bolsa ou mochila, que se encaixe sob o assento dianteiro. O objetivo é oferecer passagens mais acessíveis, dispensando a necessidade de despachar bagagem ou levar malas de mão tradicionais.
A Latam já oferece modalidade semelhante, denominada “Basic”, disponível em voos diretos do Brasil para destinos sul-americanos e em voos domésticos dentro de outros países da América do Sul.
Inicialmente, a tarifa da Gol estará disponível para voos com origem fora do Brasil, com uma exceção: a rota que liga o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a Montevidéu, no Uruguai.
Uma simulação de preços da Latam, em um voo de Guarulhos, em São Paulo, para Buenos Aires, com data para 6 de novembro, revelou que a tarifa Basic seria R$ 53,23 mais barata do que a Light, a categoria mais em conta que permite bagagem de mão. Essa diferença de preço pode variar dependendo do voo.
Passageiros que optarem pelas demais tarifas de ambas as companhias aéreas continuarão com a permissão de transportar um item pessoal e uma bagagem de mão padrão, alocada no compartimento superior da aeronave. Algumas tarifas oferecem, ainda, o direito a uma ou mais bagagens despachadas.
As dimensões máximas permitidas para o artigo pessoal variam entre as companhias: na Gol, até 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade, sem especificação de peso; na Latam, até 10 kg, com dimensões máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura, incluindo bolsos, rodas e alça.
Para a bagagem de mão, a Gol permite até 10 kg e medidas de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, incluindo rodinhas. A Latam estabelece o limite de 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura, incluindo bolsos, rodas e alça, com peso máximo de 12 kg na cabine Economy e 16 kg nas cabines Premium Economy ou Premium Business.






