O renomado Guia Michelin, famoso por suas avaliações de restaurantes, expandiu sua atuação e anunciou a seleção dos 20 melhores hotéis do Brasil para 2025. A lista, divulgada nesta quarta-feira, 08 de outubro, introduz um novo sistema de classificação para o setor hoteleiro, utilizando “chaves” como símbolo de reconhecimento. Quanto mais chaves um hotel recebe, maior o seu prestígio.
A escala de classificação é dividida em três categorias: uma chave (estadia muito especial), duas chaves (estadia excepcional) e três chaves (estadia extraordinária). Nesta edição inaugural, dois hotéis brasileiros alcançaram a cobiçada classificação de três chaves, dois receberam duas chaves e dezesseis foram agraciados com uma chave.
Os critérios de avaliação, segundo o guia, abrangem diversos aspectos, incluindo a localização, o design e a arquitetura, a qualidade do serviço, a individualidade do estabelecimento e a capacidade de proporcionar uma experiência inesquecível aos hóspedes, tudo isso a um preço justo.
Os hotéis que alcançaram o nível máximo de reconhecimento, com três chaves, são o Rosewood São Paulo, localizado no bairro da Bela Vista, que se destaca por sua arquitetura e design contemporâneos, sendo considerado um “museu contemporâneo” na capital paulista; e o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, em Foz do Iguaçu, cuja localização privilegiada, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a apenas 20 metros das cataratas, é um diferencial notável.
Com duas chaves, foram premiados o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, um ícone de luxo com um século de história, que já hospedou diversas personalidades internacionais; e o Palácio Tangará, em São Paulo, inspirado na arquitetura europeia e situado no Parque Burle Marx, oferecendo uma experiência única em meio à natureza. A lista completa dos hotéis com uma chave inclui diversas opções espalhadas pelo país.





