Pular para o conteúdo
sexta-feira, abril 17
Publicidade
Notícias

Operação desmantela quadrilha de leilões online falsos; prejuízo chega a milhões

· 2 min de leitura · Por Reportagem da Agência Brasil

Uma vasta operação policial, deflagrada nesta quarta-feira (22), mirou uma organização criminosa especializada em fraudes por meio de leilões online. As autoridades cumpriram oito mandados de busca e apreensão em diversas localidades, na tentativa de desarticular o esquema que movimentou aproximadamente R$ 2,3 milhões.

Um casal, apontado como peça central da engrenagem criminosa, foi detido. O homem, de 32 anos, era o responsável pela criação e manutenção dos sites fraudulentos, além de gerenciar o fluxo financeiro ilícito. A esposa, de 29 anos, é investigada por movimentar altas somas em um curto período de cinco meses, ostentando um estilo de vida incompatível com seus rendimentos declarados.

Publicidade

Além das prisões do casal, outros cinco mandados de prisão foram executados em São Paulo. A operação se estendeu pelos estados de Goiás, Santa Catarina, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul, onde foram realizadas apreensões.

A investigação revelou que a quadrilha investia em publicidade nas redes sociais para atrair potenciais vítimas, direcionando-as para sites falsos com aparência profissional. O dinheiro obtido através dos golpes era depositado em contas de “laranjas”, com o objetivo de dificultar o rastreamento das autoridades.

Publicidade

Os suspeitos também são acusados de lavagem de dinheiro, utilizando negócios fictícios que movimentaram cerca de R$ 6,5 milhões. Para proteger suas atividades, empregavam ferramentas de encriptação de dados digitais, exigindo técnicas avançadas de rastreamento cibernético e análise financeira para identificá-los.

A operação é resultado de uma investigação conjunta da Divisão de Capturas e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) da Polícia Civil de São Paulo, sob coordenação da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DPRCPE) do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 150 policiais participaram da ação.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Publicidade

📰 Acompanhe as principais notícias

As notícias mais importantes da região, direto no seu email. Rápido e sem spam.

ou cadastre-se com e-mail:

Ao se cadastrar, você aceita receber emails do PiraNOT. Política de privacidade.

Já tem conta?

Fazer login

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade
Sair da versão mobile