O governo federal enviou 20 peritos criminais da Polícia Federal para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro. A medida foi comunicada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao governador do estado, Cláudio Castro.
O envio dos peritos é o primeiro resultado do escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio, iniciativa anunciada no Palácio Guanabara. A ação ocorre após a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em um alto número de mortes.
Os especialistas atuarão na análise de locais de crime, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames balísticos, necrópsias e identificação de corpos. Além do grupo inicial, o governo pretende mobilizar entre 10 e 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado.
Segundo Lewandowski, o número de peritos poderá ser ampliado conforme a necessidade. O ministro destacou a importância do escritório integrado como um fórum de comunicação ágil entre as forças federais e estaduais de segurança, permitindo decisões rápidas durante a crise. O escritório, segundo ele, deve servir como um embrião para futuras ações, como a PEC da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional.



