A Polícia Federal, em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou a oitava fase da Operação Overclean, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Nesta etapa, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo, Palmas e Gurupi (TO), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação apura o destino dos valores obtidos de forma ilícita pelos suspeitos, que poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
Lançada em dezembro de 2024, a Operação Overclean investiga o direcionamento de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a prefeituras da Bahia. As apurações iniciais revelaram o envolvimento de policiais no esquema, responsáveis por repassar informações sigilosas à organização.
Na época, a Americana de Investigações de Segurança Interna auxiliou nas investigações que identificaram suspeitas de superfaturamento em obras e desvio de recursos, que somaram aproximadamente R$ 1,4 bilhão. O esquema atingiu o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), especialmente a Coordenadoria Estadual da Bahia, e outros órgãos públicos, resultando no afastamento de oito servidores.
Ao longo das fases seguintes, a operação levou ao afastamento de dois prefeitos baianos, em junho de 2025, suspeitos de desvio de emendas parlamentares. Em julho, a quinta fase revelou manipulação de licitações e desvios de recursos destinados ao município de Campo Formoso (BA). O STF determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões de contas de pessoas físicas e jurídicas investigadas, após tentativa de obstrução das apurações.
Na sétima fase, em outubro, um agente público foi afastado por suspeita de envolvimento no esquema, e novos mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades da Bahia e no Rio de Janeiro.






