
Uma idosa de 82 anos foi resgatada em condições insalubres no fim da tarde desta segunda-feira (03), em uma residência na Rua Bortolo Zanin, no bairro Vila Sônia, em Piracicaba.
Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas após a assistente social do bairro, que realiza acompanhamento frequente da moradora, constatar que ela estava sozinha e pedindo socorro dentro do imóvel. Diante da impossibilidade de acesso à casa, o Corpo de Bombeiros foi acionado para abrir o portão e a porta, enquanto o Samu realizou o atendimento e o resgate da vítima.
Ao entrarem na residência, os socorristas encontraram a idosa acamada, em meio a condições precárias de higiene. Segundo informações, ela estava sozinha e se alimentava apenas de uma melancia. A mulher relatou que o filho havia viajado para Minas Gerais e a deixado com apenas algumas frutas para se alimentar.
De acordo com relatos de vizinhos, situações semelhantes já ocorreram outras vezes no mesmo endereço.
A vítima foi socorrida e encaminhada à UPA Vila Sônia para avaliação médica.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, informou que o PEDI (Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias) acionou o Samu após constatar que a idosa estava sozinha, uma vez que o filho havia viajado.
Segundo a pasta, a idosa é pensionista e, portanto, não se enquadra nos critérios para acolhimento em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Diante da situação, o Ministério Público foi acionado para que o filho seja notificado.
A equipe do PEDI, que realiza acompanhamento periódico do caso, informou que voltará ao local nesta terça-feira (4) para atualizar o Ministério Público sobre o estado da idosa e o andamento das providências.



