
O padre Júlio Lancellotti, referência nacional na defesa das pessoas em situação de rua, criticou o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), que prevê multa de R$ 3 mil para quem distribuir alimentos sem seguir exigências estabelecidas pelo município.
Júlio compartilhou ontem (18) a publicação do PIRANOT sobre a lei que multa a caridade, gerando bastante repercussão nas redes sociais.
Em vídeo publicado hoje (19) ao PIRANOT, ele citou o Evangelho: “Eu andei com fome, e me destes de comer”, afirmando que a medida vai na contramão do mandamento cristão da solidariedade. Ele acrescentou que, se Jesus caminhasse hoje por Piracicaba e multiplicasse o pão para alimentar os pobres, seria multado.
“Proibir que ofereçam alimentos para nossos irmãos e irmãs em situação de rua, só mostra uma face aporofobica, desumana e cruel deste projeto”, enfatizou Júlio.
O Ministério Público do estado de São Paulo (MPSP), por meio da Comissão de Direitos Humanos, já havia emitido um parecer contrário ao projeto de lei. A Diocese de Piracicaba emitiu uma nota hoje em que diz acompanhar os desdobramentos, visando sempre o diálogo entre os órgãos responsáveis.
O texto aprovado pela Câmara ainda depende de análise e eventual sanção da Prefeitura.






