
Nesta sexta-feira (21), fiéis da Igreja São Judas Tadeu realizam uma procissão para conduzir a relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis até a Paróquia São Dimas, onde ela permanecerá em veneração até sábado (22). A programação marca um dos momentos mais aguardados da peregrinação na Região Pastoral P2.
A Diocese de Piracicaba deu início, no domingo (16), à peregrinação da relíquia — um fragmento de osso do jovem santo. A iniciativa integra o Jubileu da Esperança, celebrado pela Igreja Católica em todo o mundo neste ano, e contempla paróquias das três regiões pastorais de Piracicaba (P1, P2 e P3).
A abertura ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (região P2), onde houve missa presidida às 19h pelo bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca. As relíquias passaram pela matriz no domingo (16) e, na quarta-feira (19), seguiram para a Igreja São Judas Tadeu, onde houve missa com bênção às 19h15. Na quinta-feira (20), a comunidade promoveu uma vigília jovem das 19h às 21h.
Após a Paróquia São Dimas, a relíquia segue o seguinte trajeto pela mesma região pastoral: São João Batista Precursor (23 e 24/11), Imaculado Coração de Maria (25 e 26/11), São Paulo Apóstolo (27 e 28/11), Santa Clara (29 e 30/11), São José (01 e 02/12), Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho (03 e 04/12), e Santa Catarina (5 e 06/12).
Em seguida, chegará ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (região P3) no dia 07 de dezembro, às 18h, de onde continuará a peregrinação pelas demais paróquias da região. O percurso será encerrado em 28 de dezembro, às 10h30, na Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba (região P1), durante a missa que marcará o fim do Ano Jubilar da Esperança.
Dom Devair presidirá as missas nas igrejas jubilares conforme a relíquia chegar a cada região. Segundo o bispo, o roteiro também atende ao desejo dos fiéis. “Quando as pessoas souberam que a Diocese havia recebido a relíquia, começaram a perguntar onde poderiam venerá-la. Pensando nisso, decidimos que ela deveria peregrinar pelas paróquias, passando pelas igrejas jubilares”, afirmou.






