
Uma forte queda de granizo castigou o município de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, na tarde de domingo, afetando mais de 34 mil pessoas. Diante da gravidade da situação, a prefeitura decretou Situação de Emergência em toda a área municipal.
Até o momento, 189 pessoas feridas buscaram atendimento em hospitais e unidades de pronto atendimento da região. Os estragos causados pelo granizo foram amplos, atingindo residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e outras edificações privadas.
Em resposta à crise, o governo do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão ao município. O montante será destinado à compra de telhas, com o objetivo de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram suas casas danificadas pela tempestade.
Segundo o governo estadual, 21 escolas estaduais de Erechim sofreram danos devido à queda de granizo. As aulas permanecem suspensas nesta terça-feira nas escolas municipais e estaduais, além das instituições privadas com vagas compradas pelo município.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a ocorrência de granizo foi causada pela combinação de uma área de baixa pressão com o calor e a alta umidade presentes na região. A Defesa Civil estadual emitiu três alertas direcionados ao município.
Uma equipe da Defesa Civil do estado está no local, monitorando a situação e realizando um levantamento detalhado das necessidades, para que novos auxílios possam ser disponibilizados.







