O governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira a nomeação de Osvaldo Nico Gonçalves para a Secretaria de Segurança Pública do estado. O atual secretário-executivo da pasta assume o cargo em substituição a Guilherme Derrite.
A mudança, que será concretizada na próxima semana, possibilita o retorno definitivo de Derrite ao seu mandato de deputado federal no Congresso Nacional. A decisão de Derrite de deixar a secretaria já era esperada, especialmente após assumir a relatoria do projeto de lei antifacção, que obteve aprovação na Câmara dos Deputados no dia 18.
Nico Goncalves já ocupou o posto de delegado geral da Polícia Civil, tendo assumido a função em abril de 2022. Durante a atual gestão, ele acompanhou de perto ações como a dispersão da Cracolândia, localizada no centro da capital paulista, e as operações policiais Verão e Escudo, realizadas no litoral do estado. Essas operações, contudo, geraram críticas por parte de organizações da sociedade civil, que apontaram para a alta letalidade policial envolvida.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

