O estado de São Paulo foi protagonista na 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, garantindo seis premiações em diferentes categorias. Ao todo, foram quatro primeiros lugares e dois terceiros lugares, reconhecendo iniciativas inovadoras e profissionais que impulsionam o setor turístico paulista.
Na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”, o destaque ficou para o Programa de Avistamento de Baleias, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, que conquistou o primeiro lugar. A iniciativa, pioneira no Litoral Norte, fortalece o turismo de vida marinha e atrai anualmente cerca de 120 mil visitantes, movimentando aproximadamente R$ 138 milhões por temporada.
Também em primeiro lugar, na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, venceu a Palmitolândia, localizada em Iporanga, no Vale do Ribeira. Idealizado por Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, o projeto reúne agricultura, gastronomia, turismo e lazer. Há duas décadas, mantém uma plantação no coração da Mata Atlântica e um acervo com mais de mil receitas à base de palmito, oferecendo passeios guiados e oficinas culinárias.
O secretário Roberto de Lucena foi reconhecido em primeiro lugar na categoria “Governo Dirigentes e Parlamentares”, dedicada a profissionais que se destacam na gestão pública do turismo. Já Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e fundador da empresa, venceu na categoria “Profissionais de Destaque na Iniciativa Privada e Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
Entre os terceiros lugares, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Setur-SP, foi premiado na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”. A Associação Caminho da Fé também recebeu o 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.






