Piracicaba (SP) registrou 103,1 milímetros de chuva entre 7h e 23h59 desta terça-feira (09), o maior volume de precipitação do município em 2025, de acordo com a Estação Meteorológica da Esalq/USP.
O acumulado também entrou para a história das medições na cidade: trata-se do terceiro maior índice já registrado desde 1917, ano em que as coletas passaram a ser realizadas no campus da USP em Piracicaba. Os únicos volumes superiores ocorreram na década de 1940, com 111 mm em 1944 e 108 mm em 1948.
Na prévia divulgada ainda durante o dia, entre 07h e 16h08, já haviam sido contabilizados 48 milímetros de chuva. Até então, o maior registro de 2025 havia ocorrido em 18 de fevereiro, quando o volume alcançou 36,8 mm.
As chuvas ganharam maior intensidade entre 21h e 23h, período em que as rajadas de vento chegaram a 59 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades. Em Piracicaba, houve queda de uma árvore na avenida Centenário, nas proximidades da Esalq, com interdição de uma faixa da via.
As temperaturas também caíram: os termômetros marcaram máxima de 22°C e mínima de 18°C na cidade.
Prefeitura mobiliza força-tarefa após chuvas intensas em Piracicaba
Uma força-tarefa da Prefeitura, envolvendo as Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e do Corpo de Bombeiros, atua continuamente desde terça-feira (09) para amenizar os danos causados pela chuva e pelos ventos que atingiram o município.
A intensidade da precipitação e dos ventos, que alcançaram 59 km/h, provocou a queda de 11 árvores de grande porte em diferentes regiões da cidade.
A primeira solicitação foi registrada às 09h45. Entre os locais afetados estão: avenida Dona Francisca, estrada de acesso ao Engenho Central, avenida Pompéia, avenida Fioravante Cenedese (em Artemis), rua Luiz de Camões, rua José Rosário Losso, avenida das Ondas, avenida Centenário, rua Maria Maniero, rua José de Alencar e o Parque Natural do bairro Santa Teresinha.
Segundo a Defesa Civil, a maioria das ocorrências envolveu o impacto de árvores e galhos na rede elétrica e na sinalização viária. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas nem de veículos atingidos.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar por áreas alagadas, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular por calçadas com árvores de médio e grande porte. Também é fundamental atenção para possíveis quedas de postes e fiação energizada.
Previsão
A Defesa Civil do Estado alerta que a passagem de um ciclone extratropical ainda pode causar tempestades severas até esta quinta-feira (11), com chuva forte, rajadas de vento acima de 90 km/h, queda de raios e possibilidade de granizo. As equipes seguem mobilizadas para atender às ocorrências e garantir a segurança da população.
O órgão disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.
Serviço
Em caso de necessidade, a população pode acionar os órgãos de emergência:
- Corpo de Bombeiros: 193
- Defesa Civil: 199






