
Mauro Costa, de 22 anos, foi preso na última sexta-feira (2) após praticar zoofilia após gravar um vídeo de abuso sexual contra uma cadela dentro de uma residência, em Manaus.
A polícia tomou ciência que existiam imagens por meio de uma denuncia anônima, e começaram a investigar o individuo, chegando até Mauro.
Segundo os agentes, o autor foi detido com apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCaes) e encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Durante depoimento, ele confessou o crime e afirmou que gravou o vídeo enquanto estava sob efeito de drogas.
Vizinhos relataram que a cadela era animal de rua e morreu dias após o abuso, em decorrência de complicações de saúde que podem ter sido causadas pela violência sofrida. A Secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, afirmou que o material gravado foi essencial para a investigação. Ainda segundo ela, o vídeo permitiu comprovar o crime e localizar o responsável, com apoio das forças de segurança.
A prática de zoofilia é considerada maus-tratos extremos e é proibida no Amazonas pela Lei Estadual nº 7.644, sancionada em julho de 2025. A legislação prevê:Multa de R$ 5 mil, com possibilidade de dobrar em caso de reincidência, perda da guarda de animais e encaminhamento dos animais para acolhimento, tratamento e adoção, quando possível.






