Uma quadrilha envolvida no furto de combustíveis na região de Piracicaba (SP) está sendo investigada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Piracicaba, por meio da operação denominada “Haras do Crime”.
Segundo as investigações, ainda em 2024 os policiais receberam informações de que criminosos, organizados em grupos de cerca de 15 pessoas armadas, estariam furtando combustível diretamente de dutos na Fazenda García. No local, os agentes encontraram diversos caminhões-tanque carregados com petróleo.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão realizado nesta terça-feira, os policiais detiveram um homem em Rio Claro (SP), apontado como motorista do esquema criminoso. Ele foi encaminhado à sede do Deic para prestar esclarecimentos.
A operação é resultado de investigações conduzidas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e resultou na expedição de 13 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades como Cosmópolis e Piracicaba, além de outros estados, entre eles Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
A Transpetro, empresa lesada, estimou o prejuízo em aproximadamente R$ 5,8 milhões.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento da organização criminosa.






