As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil tiveram o atendimento presencial suspenso entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) para a realização de atualizações nos sistemas da Previdência Social. A paralisação faz parte de um cronograma de modernização conduzido pela Dataprev, empresa responsável pela infraestrutura tecnológica do órgão.
Segundo o INSS, a medida foi necessária para aprimorar a estabilidade, a segurança e o desempenho dos sistemas que processam milhões de dados e requerimentos diariamente. Durante o período, os atendimentos presenciais ficaram indisponíveis, enquanto os canais digitais e telefônicos funcionaram normalmente até as 19h de terça-feira (27).
A partir desse horário, tanto o aplicativo e site Meu INSS quanto a central telefônica 135 também ficaram temporariamente fora do ar, com previsão de retorno no dia 31. A interrupção total foi necessária para a implementação das atualizações de grande porte.
Para reduzir os impactos aos segurados, o INSS realizou atendimentos extras no fim de semana anterior ao fechamento das agências e garantiu o reagendamento de serviços para quem tinha atendimento marcado nos dias de paralisação. O instituto afirma que as melhorias visam garantir um sistema mais eficiente, seguro e preparado para a crescente demanda por serviços previdenciários.






