Estado define calendário de competições esportivas para 2026

Estado define calendário de competições esportivas para 2026

Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo divulgou, na semana passada, o calendário esportivo para 2026. As principais competições contam com a participação de Piracicaba, sob coordenação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

O calendário tem início oficialmente em 2 de março, com os Jogos Escolares do Estado de SP (Jeesp). O evento é voltado para atletas com idade escolar até 17 anos e acontece em três etapas convencionais e uma paralímpica. Os atletas com melhores índices nas finais estaduais formam o Time SP que disputa as três principais competições escolares nacionais: Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e Paralimpíadas Escolares.

Ainda no primeiro semestre, acontecem os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (a partir de 3 de abril), a Copa de Ginástica Artística (de 30 de abril a 3 de maio), e os Jogos Abertos da Juventude (de 29 de maio a 6 de junho). No segundo semestre, entram em cena os Jogos Regionais (de junho a agosto), os Jogos Abertos do Interior (de 2 a 13 de setembro), as copas de ginástica rítmica, basquete, handebol, futsal e vôlei (novembro) e o Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi (dezembro).

Entre as principais competições em que Piracicaba estará presente estão o Jomi (Jogos da Melhor Idade) da 3ª Região Esportiva, no qual o município é o atual campeão e que acontecerá de 01 a 07/06, em São Manuel; Jogos Regionais também da 3ª Região Esportiva – Piracicaba voltou ao pódio desta competição em 2025, após seis anos, e que vão ocorrer de 03 a 17/07, em Lençóis Paulista; Jogos Abertos do Interior, de 02 a 13/09, em Votuporanga, e a fase estadual do Jomi, de 28/10 a 2/11, em Valinhos.

Para Beatriz Beig, chefe da delegação de Piracicaba nas competições, o calendário representa planejamento, compromisso e oportunidade. “Neste ano, a nossa expectativa é de participação com delegação completa em todas as competições. Estamos trabalhando com organização, responsabilidade e muito diálogo com técnicos e atletas para garantir que o município esteja bem representado em cada modalidade”, disse.

O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, projeta um calendário de competições desafiador. “Nosso foco vem sendo a ampliação do acesso ao esporte, no fortalecimento das categorias de base e na participação desses eventos com qualidade, apesar dos desafios, reafirmando o esporte como instrumento de desenvolvimento e inclusão social”.

O calendário 2026 está sujeito a alterações de datas e sedes.