O resultado da pré-seleção da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 foi divulgado nesta quinta-feira, abrindo uma etapa decisiva para milhares de estudantes que buscam financiamento para cursar o ensino superior privado.
Gerido pelo Ministério da Educação, o programa selecionou candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os pré-selecionados devem agora realizar a complementação da inscrição entre sexta-feira (20) e 24 de fevereiro, até 23h59, pelo sistema FiesSeleção, utilizando login Gov.br. A etapa é obrigatória para a contratação do financiamento e exige envio de dados e documentos à instituição de ensino.
Entre os destaques está o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. Nessa modalidade, é possível obter financiamento de até 100% das mensalidades.
Neste semestre, o Fies oferta 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas, distribuídas em mais de 19 mil cursos e turnos. Candidatos não selecionados seguem automaticamente para a lista de espera, com convocações previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril.