A Petrobras confirmou nesta quarta-feira, 1º, o aumento de 54,63% no preço do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras. O combustível passa a custar R$ 5.495,30 por metro cúbico, equivalente a R$ 5,495 por litro. A divulgação foi feita no site oficial da estatal.
O reajuste acompanha movimento similar da Refinaria de Mataripe, na Bahia, e reflete a valorização do petróleo e seus derivados no mercado internacional. A alta decorre do conflito entre Estados Unidos e Irã, que resultou no bloqueio do Estreito de Ormuz — rota estratégica por onde transita aproximadamente 20% da oferta global da commodity.
Este é o segundo aumento consecutivo no preço do querosene de aviação. Em março, a Petrobras já havia aplicado reajuste de 9,4% no combustível. A nova alta deve impactar os custos operacionais das companhias aéreas e pode refletir nos preços das passagens nos próximos meses, pressionando ainda mais o setor que já enfrenta margens reduzidas.
Gostou desta noticia?
Inscreva-se para receber as principais do dia por email