A cidade de Piracicaba subiu 14 posições no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, saindo da 35ª posição e assumindo a 21ª. A pontuação da cidade nesta 5ª edição do ranking, divulgado nesta terça-feira (17), foi de 34,076 pontos. Campinas, com 38,977 pontos, fica em primeiro lugar. O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator.

O prefeito Barjas Negri comentou o fato. “Há muitos fatores que colaboraram para que Piracicaba melhorasse 14 posições no ranking de 2019. Na Educação, por exemplo, a cidade teve uma ótima pontuação (4,405). Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), mostram que na área de educação infantil a cidade tem mais que o dobro da média nacional de crianças matriculadas em creches e a meta definida para 2024 já foi atingida pelo município. Isso é fruto de um trabalho sério e do esforço da Administração para aplicar os recursos de forma correta, com planejamento e critérios técnicos”, comentou o prefeito.
Metodologia da pesquisa
O estudo para o Ranking Connected Smart Cities leva em consideração 70 indicadores, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Neste ano, especificamente, mais seis novos indicadores foram acrescentados, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho (percentual da força ocupada em setores de tecnologia/comunicação e percentual da força ocupada nos setores de educação e pesquisa), número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e média densidade.
Há uma pontuação de peso 1 para 69 variáveis e peso 0,5 para a escolaridade do prefeito. Assim, a pontuação máxima deste ano é de 69,5 (a cidade de Campinas, primeira colocada no ranking, registrou 38,977 pontos). Na sequência estão São Paulo, Curitiba, Brasília e São Caetano.
Para o ranking final, é feito um mapeamento em todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, o que totaliza 666 municípios. A avaliação é dividida entre cidades de 50 mil a 100 mil habitantes, de 100 a 500 mil e acima de 500 mil.
- DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.
“Outro fator que coloca Piracicaba em posição de destaque é a referência da cidade com o agronegócio”, avaliou Barjas. “Hoje, a cidade concentra aproximadamente 200 startups ligadas ao agronegócio, que são reforçadas pela mão de obra qualificada na área, produzida por instituições de ensino como a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Fatec e EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba)”.