Se você está inscrito no Enem, mas tem algumas dúvidas em relação às provas, esse artigo foi feito para você. Aqui, você poderá sanar todas as suas dúvidas. O Enem é uma prova importante, pois é só por meio dele que o aluno poderá garantir uma vaga para a faculdade/universidade.
Datas e horários das provas do Enem
A prova do Enem acontecerá em dois domingos: 03 de novembro de 2019, das 13h30 às 19h; e 10 de novembro de 2019, das 13h30 às 18h30.
No dia 03 de novembro, o Enem terá: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Já no dia 10 de novembro de 2019, a prova abrangerá: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Em ambos os dias, é necessário chegar cedo. Seja pontual. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13 horas.
Como a prova do Enem é dividida?
No primeiro dia, 03 de novembro, o participante tem cinco horas e meia para responder 45 questões de múltipla escolha.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
E tem também a Redação, que deve ter, no máximo, 30 linhas.
Já no segundo dia, 10 de novembro, o participante tem cinco horas para responder 45 questões de múltipla escolha.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Qual o peso das provas?
A prova do Enem é corrigida com base num contexto chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI). Isso significa que alguns participantes tenham acertado o mesmo número de questões, as notas podem ainda ser diferentes.
Por meio deste modo, é possível perceber se os alunos acertaram porque “chutaram” ou porque realmente sabem. Um exemplo disso é quando o aluno acerta as respostas mais difíceis e erra as mais fáceis.
Quanto à redação, o peso é maior, pois a nota vai de zero a 1000 e não é baseada em estatísticas.
A redação é avaliada por dois corretores que atribuem uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências: (1) domínio da língua, (2) compreensão da proposta e aplicação de diferentes áreas de conhecimento, (3) defesa de ponto de vista, (4) argumentação e (5) proposta de intervenção.
Se não houver discrepância entre esses corretores, a nota final será a média aritmética das notas de ambos. Caso haja diferença de pensamento e nota entre esses corretores, entra um terceiro para fazer a correção.
Qual a função do Enem?
O Enem é a porta de entrada que os alunos têm para faculdades/universidades aqui no Brasil e em Portugal.
Quais matérias caem no Enem?
A prova é um misto de quase tudo o que o aluno estudou no Ensino Médio, sempre procurando fazer um paralelo com temas da atualidade, para que o aluno saiba empregar no dia a dia tudo o que aprendeu.
Já na redação, o aluno deve procurar produzir um texto dissertativo-argumentativo. O mínimo é de sete linhas, o máximo é de 30. Redações com menos de sete linhas são zeradas.
Quando sai o resultado da prova do Enem?
Os gabaritos são publicados até o dia 13 de novembro.
Os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2020.






