O Samu de Piracicaba registrou ontem (14), um Boletim de Ocorrência contra o Hospital da Santa Casa de Missericórdia de Piracicaba alegando omissão no atendimento á um paciênte que morreu por falta de leito.
Segundo dados do BO, a equipe médica relatou que atendeu um chamado por volta do meio dia no bairro Caxambú onde um idoso de 86 anos estava passando mal. Atendido, a equipe médica da ambulância decidiu levar o senhor diretamente ao hospital, o mais próximo do bairro. Ao chegar lá, por volta de meio dia e dez, uma enfermeira teria dito que não poderia atender o idoso por falta de leito. A equipe do Samu vendo a gravidade do paciente adentrou á unidade e prestou os atendimentos necessários com seus recursos próprios. A enfermeira chefe do hospital teria visto a cena e não fez nada para intervir até que depois de 35 minutos esperando um atendimento médico especializado, o idoso veio a obito.
O caso foi registrado na Polícia Civíl como omissão de socorro. Em nota, o hospital classificou o ocorrido como uma fatalidade e contestou a versão de omissão de socorro, afirmando não ser esta a conduta de uma instituição que, há 160 anos, direciona atendimento médico-hospitalar à Piracicaba e região. O hospital condenou ainda o serviço do Samu que segundo a Santa Casa havia sido informado que não havia leito para o atendimento do idoso. “A Santa Casa de Piracicaba esclarece que, ao ser informada sobre o caso, comunicou ao Samu que o Setor de Pronto Atendimento estava com todos os leitos ocupados por pacientes graves. Antes mesmo de finalizar a ligação, o Samu adentrou as dependências do setor e colocou o paciente, que chegou entubado, no setor de Repouso Masculino, onde o mesmo foi a óbito enquanto recebia cuidados da própria equipe do Samu” diz um trecho da nota.






