Cerca de 1,5 mil são vacinadas no Dia D contra gripe na Zona Rural de Piracicaba

Espaço para publicidade

4 de maio de 2020 · Piracicaba (SP)Saúde e Qualidade de Vida

Cerca de 1,5 mil são vacinadas no Dia D contra gripe na Zona Rural de Piracicaba

Cerca de 1,5 mil são vacinadas no Dia D contra gripe na Zona Rural de Piracicaba
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Piracicaba informou que 1.491 pessoas foram imunizadas na zona rural do município no “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza)” no último sábado (02). Por meio da Secretaria de Saúde, foi montado uma estrutura de atendimento à população composta por 5 unidades de saúde — UBS Tanquinho, UBS Anhumas, UBS Ibitiruna, UBS Artemis e UBS Santana — e mais 45 pontos estratégicos (fixos e volantes).

Foto: Divulgação.

Por conta da logística, a vacina foi disponibilizada para todos os grupos prioritários excepcionalmente desta vez. Após a realização do Dia D na Zona Rural, o cronograma de vacinação mediante grupos prioritários e estabelecido pelo Ministério da Saúde volta a ser seguido.

Conforme orientações do Ministério da Saúde (MS), o Dia D de vacinação na Zona Urbana foi cancelado. “Em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a sustentabilidade da estratégia, foram estabelecidas e atualizadas as prioridades e as datas para vacinação. As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 9 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio, com alteração para o período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e cancelamento do Dia D”, diz a nota do Ministério da Saúde encaminhada às Prefeituras Municipais.

Sendo assim, na terceira fase da campanha (1ª etapa), no periodo de 11 a 17 de maio, poderão ser vacinadas, além dos grupos anteriores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); e pessoas com deficiência. Só na segunda etapa, a partir de 18 de maio até 5 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

É importante ressaltar que a vacina não imuniza contra o coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (linhagem B/Victoria).

Resumo:

  • 11/05 a 17/05 — crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); e pessoas com deficiência.
  • 18/05 a 05/06 — adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.