
Neste ano, o 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), exposição on-line. A exposição poderá ser visualizada no site oficial do Salão << salaointernacionaldehumor.com.br >>, entre os dias 29 de agosto e 29 de setembro. Neste ano, a exposição terá 316 trabalhos de 172 artistas e 32 países.
O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu). Neste ano, a banca de seleção foi composta por Zé Roberto Graúna, artista gráfico; J. Bosco, cartunista; Fred Ozanan, designer gráfico; Helen Sacconi, jornalista; Edu Grosso, artista visual e gráfico; Luccas Longo, artista gráfico e Maria Luziano, ilustradora.
Os temas analisados trouxeram humor em meio a tempos incertos, com trabalhos que abordaram o descrédito da ciência e da valorização ambiental. A tecnologia e a questão social também foram fontes de inspiração para os artistas.
“A tarefa de selecionar e premiar sempre é difícil, principalmente neste momento em que temos que nos adequar ao novo, porém é realizada por grandes profissionais que executam seriamente a atribuição de escolher, entre tantos, os trabalhos que garantirão mais uma edição de sucesso”, comentou Rosângela Camolese, secretária responsável pela Ação Cultural e Turismo (SemacTur).
Premiados
O júri de premiação realizará nos dias 17 e 18 de agosto, a seleção das obras vencedoras do 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
A comissão será composta por Luiz Gustavo Paffaro, caricaturista; Orlando Pedroso, artista gráfico; Jal – José Alberto Lovetro, cartunista; Eduardo Baptistão, ilustrador; Sabrina Franzol, jornalista, Albert Benett, cartunista; Edson Rontani Jr., jornalista e presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA).
O Salão premiará este ano, cinco vencedores divididos entre as categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o temático destinado a trabalhos de qualquer categoria que aborde o tema Comunicação, proposto pela organização desta edição. Outros prêmios são Júri Popular Alceu Marrozi Righetto e temática Saúde Unimed.
História do Salão de Humor de Piracicaba
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político.
A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior. O Salão é, também, um dos concursos mais antigos do gênero.