Pular para o conteúdo
sexta-feira, abril 17
Publicidade
Piracicaba (SP)

Internações hospitalares decorrentes de Covid caem 36% em Piracicaba, diz Prefeitura

· 4 min de leitura · Por Rafael Fioravanti

A Prefeitura de Piracicaba informou que o município registrou queda expressiva na ocupação de leitos hospitalares por pacientes vítimas de coronavírus (Covid-19) nos últimos 40 dias. A variação média no período foi de -36,1%, contabilizando leitos de UTI e enfermaria, do setor público e privado — Hospital Regional, Santa Casa, HFC e Unimed.

No dia 01 de agosto, 169 pessoas estavam internadas no Hospital Regional, Santa Casa, HFC e Unimed; já no dia 10 de setembro, as internações caíram para 108 nestas unidades. A queda corresponde a uma ocupação de 47% dos leitos para atendimento à doença existentes. A tendência de queda prossegue, conforme gráfico abaixo:

Publicidade
Prefeitura de Piracicaba

“Houve no período variação aproximada em leitos de UTI (-38%) e de enfermaria (-33,8%), o que demonstra redução tanto nos casos de observação médica, com quadros clínicos considerados mais leves, como nos casos mais graves, que exigem respiração mecânica”, informou a Prefeitura.

“Muitos pacientes alcançam melhora sem a necessidade de internação, e quando a pessoa precisa ser internada, o tempo de permanência no hospital também reduz, o que representa um sucesso na cura e um ganho em leitos hospitalares disponíveis na rede. Com isso passamos a ter um horizonte mais seguro, com tendência para a continuidade dessa queda”, comentou Pedro Mello, secretário de Saúde.

Publicidade

O secretário explica que as equipes médicas e multidisciplinares da linha de frente trabalham hoje com muito mais informações qualificadas em relação ao início da pandemia. “É possível dimensionar melhor a eficácia dos corticoides, anticoagulantes e antibióticos disponíveis na rede, a serem usados conforme o quadro clínico de cada paciente e suas comorbidades. Com isso, ganha-se em precisão sobre o melhor momento de intervir contra o vírus e seus efeitos colaterais, bem como monitorar com mais segurança os resultados”, disse.

Em Piracicaba, no dia 01 de agosto estavam internados em leitos de terapia intensiva 92 pacientes, somando rede pública e privada. No dia 10 de setembro, esse número abaixou para 57, uma redução de 38%. No dia 13 de setembro, já eram apenas 50. Em enfermaria, eram 77 no início de agosto. Em meados de setembro, 51, uma redução de 33,8%.

MAIS JOVENS INFECTADOS — Um fator que se destaca com o desenrolar da pandemia é o crescimento do número de jovens infectados. Dados da Vigilância Epidemiológica (VE) demonstram que 47% do número de casos registrados em Piracicaba envolvem pessoas entre 21 e 40 anos (2.501). O público entre 41 e 60 anos representa 31% dos contaminados (1.626). Essa constatação está relacionada ao aumento expressivo de testes para diagnóstico realizados. Por outro lado, os idosos, acima de 81 anos, que foram bastante afetados no começo da pandemia, correspondem a 2% dos casos (116).

Pedro Mello chama a atenção para esse aspecto do problema, uma vez que junto a esse público jovem tende a ampliar também os casos assintomáticos, o que dificulta imensamente dimensionar o número de infectados no município. Por outro lado, aumenta também a possibilidade desse público levar o vírus às pessoas com comorbidades e idosos, mais vulneráveis à doença, elevando assim o risco de óbitos.

Publicidade

“Os jovens precisam se conscientizar de que se tornam fatores de risco aos público com maior propensão ao adoecimento e ao agravamento do quadro clínico, com menor chances de cura – que são as pessoas com comorbidades e idosas –, se não garantirem a quarentena antes do contato ou mantiverem o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização necessária, inclusive no ambiente doméstico”, concluiu.

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

📰 Acompanhe as principais notícias

As notícias mais importantes da região, direto no seu email. Rápido e sem spam.

ou cadastre-se com e-mail:

Ao se cadastrar, você aceita receber emails do PiraNOT. Política de privacidade.

Já tem conta?

Fazer login

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade