O Setor de Direito Animal, da Guarda Civil, cumpriu na manhã de ontem (20), no bairro Alto, mandado de busca e apreensão emitido pela juíza Ana Cláudia Madeira, da 1ª vara criminal, em uma casa com mais de 50 cachorros de raças variadas. Os animais estavam sujos, sem alimento, sem água e alguns machucados.

O mandado foi expedido após denúncia de maus-tratos encaminhada pela Guarda Civil ao Ministério Público. Ao todo, 54 cães foram resgatados e apreendidos e ficarão sob a responsabilidade de duas ONGs de Piracicaba. A responsável pelos animais será multada pelo município com base na lei 178/06.
Durante o cumprimento do mandado, ficou atestado pela médica veterinária Andrea Rodrigues Cella que o local é insalubre, com muitos dejetos acumulados, privação de alimento e água aos animais. Além disso, no local foram encontradas e apreendidas várias seringas usadas, mal acondicionadas e medicamentos de uso exclusivo veterinário vencidos.
Também foi solicitada à tutora dos bichos a carteira de vacinação dos animais, mas ela só apresentou seis delas. A responsável pelos cães será multada por local insalubre, privação de água e alimento e falta de atendimento médico veterinário. Valores das multas variam de R$ 300 a R$ 2.800 por animal.
Os animais foram encaminhados a uma clínica veterinária para coleta de sangue e para exames e, posteriormente, ficarão sob responsabilidades de duas ONGs da cidade. Dentre os animais, há cães de raça, como Lulu da Pomerânia, Samoieda e Terra Nova e outras.
A equipe do Setor, formada pelos GCs Renata C. Mateus e Soares, se dirigiu para a Unidade de Polícia Judiciária comunicando o cumprimento do mandado e apresentando as apreensões. Ação contou com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e a presença da perícia da Polícia Científica.















