
Completou nesta quinta-feira, dia 19 de julho, 44 anos que a TV Tupi saiu do ar. Os momentos finais da emissora foram dramáticos, com funcionários chorando no ar e pedindo para que o Governo Federal revogasse a ordem de lacração dos emissores da emissora. Alguns canais da rede foram concedidos para a TV Manchete
A TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950, em São Paulo, foi uma pioneira na televisão brasileira e nas Américas Latina e Sul. Criada por Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, uma emissora revolucionou a forma como os brasileiros consumia cultura e informação.
Ascensão e impacto cultural
A TV Tupi foi responsável por muitos “primeiros” na televisão brasileira: a primeira telenovela (“Sua Vida Me Pertence” em 1951), o primeiro telejornal (“Imagens do Dia” em 1950) e numerosos programas de variedades que se tornaram marcos culturais . Durante seus anos de operação, a Tupi lançou uma carreira de muitos artistas que se tornaram ícones nacionais, como Hebe Camargo, Lima Duarte e Eva Wilma.
Crise e decadência
Apesar de sua importância histórica, a TV Tupi começou a enfrentar dificuldades financeiras e administrativas nos anos 1970. Uma crise culminou em uma situação insustentável, com uma emissora acumulando dívidas significativas e atrasando o financiamento de funcionários.