
O campus da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) voltará a sediar a Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, de 25 a 28 de setembro de 2025. O evento reunirá estudantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que se organizam em equipes para desenvolver um veículo tubular com o qual competem representando suas instituições de ensino.
Segundo os organizadores, mais de 30 equipes estão inscritas, totalizando aproximadamente mil alunos de graduação em engenharia durante a competição. Vale destacar que a competição acontece em Piracicaba desde 2016, consolidando a EEP como a primeira e, por muito tempo, única instituição com uma pista homologada pela SAE Brasil para o enduro, além de ser pioneira na instalação de um túnel no circuito.
“O retorno da competição a Piracicaba demonstra que a EEP está no caminho certo, recuperando seu prestígio no meio acadêmico, no setor automobilístico e junto a empresários do setor”, afirmou o diretor-executivo da FUMEP, Luís Chorilli Neto.
Para o professor André de Lima, o Baja SAE oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, preparando-os para o mercado de trabalho. “Os participantes projetam e constroem veículos monomotores, os bajas, que passam por provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes que são engenheiros da indústria da mobilidade”, explicou Lima. As equipes vencedoras ainda poderão apresentar seus projetos em competições internacionais nos Estados Unidos.
Histórico do Baja SAE: Criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, o projeto chegou ao Brasil em 1991. A primeira competição nacional ocorreu em 1995, na pista Guido Caloi, em São Paulo. Desde 1997, a SAE Brasil promove eventos regionais em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.






