Alunos da Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, desenvolveram um projeto inovador que utiliza tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência visual. A iniciativa, denominada Occhio, garantiu à escola uma vaga entre os dez finalistas do Solve for Tomorrow Brasil, sendo a única representante do estado de São Paulo nessa etapa.
O projeto consiste em um par de óculos inteligentes equipado com câmeras e inteligência artificial. O dispositivo analisa em tempo real o ambiente ao redor do usuário, reconhecendo rostos, objetos e outras informações importantes. Esses dados são então transmitidos por áudio diretamente ao usuário, proporcionando maior autonomia e segurança.
O Occhio é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de nove alunos do 3º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas. A equipe é composta por Arthur Augusto Cincerre, Daniel Veras Ferreira, Davi Isidoro Costa, Gabriel da Silva Passos, Gabriel Yoshi Kuboyama, João Pedro Mattos Arroio, Manuela Jaques de Almeida, Matheus Rodrigues Lara e Murilo Souza Girotti. O projeto tem a coordenação das professoras Rosa Mitiko, Keila Diniz e Rosangela Panace.
O programa Solve for Tomorrow Brasil, iniciativa da Samsung, coordenada pelo Cenpec, desafia estudantes de escolas públicas do Ensino Médio a encontrarem soluções para problemas reais da sociedade, utilizando ciência e tecnologia.
Os projetos foram avaliados segundo critérios como alinhamento com a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), relevância científica, viabilidade, investigação, colaboração, habilidades mobilizadas e criatividade. Na fase final, o potencial de transformação social e a aplicabilidade do protótipo também serão levados em consideração.
Nas próximas semanas, os finalistas receberão mentoria técnica online para aprimorar seus projetos. A votação popular para eleger os três vencedores nacionais ocorrerá entre 19 e 28 de novembro. Os resultados, tanto do júri popular quanto da avaliação dos especialistas, serão divulgados em 2 de dezembro.
Em junho, parte da equipe teve a oportunidade de apresentar o projeto no Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.
Interessados em ingressar nas Etecs para o primeiro semestre de 2026 podem se inscrever até o dia 3 de novembro, exclusivamente pelo do Vestibulinho das Etecs. A taxa de inscrição é de R$ 29. O processo seletivo oferece vagas para os Ensinos Médio, Médio Integrado ao Técnico, AMS (que integra os Ensinos Médio, Técnico e Superior), cursos Técnicos e Especializações Técnicas.






