O Flamengo garantiu sua vaga na final da Copa Libertadores da América após um empate sem gols contra o Racing, da Argentina, na noite desta quarta-feira, no estádio El Cilindro, em Avellaneda. A partida foi marcada pela garra do time carioca, que jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos.
O resultado classificou o Rubro-Negro graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, disputado no Maracanã na semana anterior. Agora, o Flamengo aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Palmeiras e LDU, para saber quem enfrentará na grande decisão, marcada para 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Esta será a quinta final de Libertadores na história do clube, que já chegou à decisão em 1981, 2019, 2021 e 2022, conquistando o título em três ocasiões.
O primeiro tempo foi equilibrado, com chances claras para os dois lados. Rossi, do Flamengo, fez uma defesa crucial logo aos 11 minutos, após uma cabeçada perigosa de Conechny. Do outro lado, Cambeses, goleiro do Racing, brilhou ao defender chutes de Varela, aos 15, e de Arrascaeta, aos 33 minutos.
No segundo tempo, o jogo mudou de ritmo quando Plata, do Flamengo, foi expulso aos 10 minutos. A partir daí, o time brasileiro se fechou na defesa, e o técnico Filipe Luís reforçou o sistema defensivo. Rossi voltou a ser decisivo, com defesas em cabeçada de Adrián Martínez e em um chute à queima-roupa de Vietto, garantindo o empate e a vaga na final.






