Santa Catarina está sob alerta da Defesa Civil para a possibilidade de temporais severos entre domingo e segunda-feira. A previsão indica ocorrência de raios, rajadas de vento intensas, chuva forte e queda de granizo em diversas regiões do estado.
A causa do fenômeno é a aproximação de uma frente fria, associada a um ciclone localizado no Oceano Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina. Apesar da influência ciclônica, a Defesa Civil enfatiza que as condições meteorológicas esperadas são diferentes do tempo severo registrado recentemente, onde a formação do ciclone ocorreu sobre o Sul do Brasil.
Os temporais previstos para o final de semana apresentam risco moderado a alto de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
A previsão indica que os temporais devem começar na tarde de domingo nas áreas do grande oeste e planaltos catarinenses, impulsionados pelo calor e umidade pré-existentes. No final da tarde e à noite, com a aproximação da frente fria, os temporais devem ganhar força no oeste e sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. A previsão é que entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, os temporais se espalhem para as demais regiões de Santa Catarina.
Diante da previsão, a Defesa Civil orienta a população a buscar locais abrigados durante os temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, é recomendado evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Em situações de chuva intensa com alagamentos, a Defesa Civil adverte para que as pessoas não atravessem ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br






