O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare registrou uma instabilidade na manhã desta terça-feira (18). A queda acabou afetando vários sites e apps, casos do X (Twitter) e ChatGPT.
Segundo o Down Detector, os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília). O próprio Down Detector estava com problemas de acesso.
O X foi outra plataforma que não estava carregando corretamente. Ao tentar atualizar o feed, a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página” aparecia. Em relação ao ChatGPT, a mensagem de erro pedia para que uma ferramenta do Cloudflare fosse desbloqueada.
No site Canva, a mensagem de erro ao acessar dizia ” Desbloqueie challenges.cloudflare.com para continuar.” Quando o acesso ao Down Detector foi estabelecido parcialmente, a página inicial do site mostrava que a AWS também estava com alta nas reclamações.
O software da Cloudflare é usado por centenas de milhares de empresas ao redor do mundo, atuando como uma espécie de “buffer” — uma barreira que protege sites contra excesso de acessos — entre seus sites e os usuários finais e ajudando a proteger esses sites de ataques que possam sobrecarregá-los com tráfego.
Estes incidentes têm impacto global porque a Cloudflare opera como uma camada compartilhada de infraestrutura da internet. Quando a empresa sofre uma falha, o efeito se propaga em cadeia, derrubando inúmeros sites.






