O futuro dos voos de longa distância está prestes a decolar com o A350-1000ULR, da Airbus, encomendado pela companhia aérea australiana Qantas. A aeronave promete revolucionar as viagens aéreas, conectando a Austrália a destinos como Londres e Nova York sem a necessidade de escalas, economizando até quatro horas no tempo total de viagem.
Com previsão de estreia no primeiro semestre de 2027, o A350-1000ULR representa um marco no chamado “Projeto Sunrise” da Qantas. O nome faz alusão à possibilidade de os passageiros presenciarem o nascer do sol duas vezes durante os voos transcontinentais, devido à grande diferença de fusos horários.
Esta versão de alcance ultralongo do A350-1000 se destaca por um tanque de combustível adicional, com capacidade para mais 20 mil litros. O design interno também foi cuidadosamente planejado para priorizar o conforto dos passageiros. A capacidade máxima foi reduzida para 238 passageiros, abaixo da versão padrão, para garantir mais espaço e comodidade.
A aeronave contará com 6 assentos na primeira classe, 52 na executiva, 40 na econômica premium e 140 na econômica. Um dos grandes diferenciais será a primeira classe, com cabines privativas equipadas com poltronas reclináveis, camas, TVs de 32 polegadas, múltiplos espaços de armazenamento, guarda-roupa e áreas dedicadas a trabalho e refeições. A classe executiva oferecerá poltronas que se transformam em camas de dois metros, TVs de 18 polegadas, carregadores sem fio e a opção de fechar a cabine para maior privacidade. As classes econômica premium e econômica também receberam atenção especial, com apoios para pernas e cabeça, telas de 13,3 polegadas e mais espaço para as pernas.
Além disso, o projeto inclui uma zona de bem-estar a bordo, com opções para que os passageiros se alonguem, se alimentem e se hidratem, minimizando os efeitos do jet lag. A Qantas também trabalhou com especialistas em sono para otimizar a iluminação e os horários de refeições, buscando adaptar o ritmo circadiano dos viajantes ao novo fuso horário. O avião também oferecerá acesso Wi-Fi durante todo o voo.
A Qantas confirmou que a primeira unidade do A350-1000ULR já está em processo de montagem na fábrica da Airbus, na França, com seções frontal, central e traseira, asas, cauda e trem de pouso já instalados. A entrega está prevista para 2026, marcando o início de uma nova era nas viagens aéreas de longa distância.






