São Paulo reafirma sua força na gastronomia latino-americana ao emplacar quatro restaurantes entre os 50 melhores da região. O grande destaque é o Tuju, no Jardim Paulistano, que conquistou a 8ª posição — o mais bem colocado da capital paulista. Detentor de duas estrelas Michelin, o restaurante é celebrado pela “perfeita combinação de culinária criativa e serviço excepcional”.
Sob o comando do chef Ivan Ralston, o Tuju oferece um menu de dez pratos sazonais, renovado trimestralmente para aproveitar ao máximo cada ingrediente. Críticas especializadas apontam que o restaurante reinventa a alta gastronomia brasileira com técnica refinada e proposta personalizada.
Além do Tuju, outros três paulistanos figuram no ranking:
Nelita, na Zona Oeste, em 12º lugar;
Evvai, também na Zona Oeste, na 20ª posição;
A Casa do Porco, no Centro, em 25º lugar.
A lista dos 50 melhores é organizada pela empresa William Reed, do setor alimentício, com votação de um júri composto por 300 especialistas — entre críticos, chefs e jornalistas. Cada jurado escolhe dez restaurantes, sendo obrigatória a inclusão de ao menos quatro estabelecimentos de outros países.
O Brasil ainda aparece com mais dez restaurantes entre os 100 melhores da América Latina, incluindo Origem (52º), Kotori (55º), Metzi (56º), Oseille (65º), Maní (67º), Cepa (73º), D.O.M. (74º), Manu (80º), Notiê (93º) e Restaurante Manga (99º).
No topo do ranking dos 50 melhores estão El Chato (Colômbia), seguido por Kjolle (Peru) e Don Julio (Argentina).






