
Moradores e frequentadores do trecho do Lago dos Pescadores, na Rua do Porto, registraram na manhã de segunda-feira (26) um grande volume de resíduos espalhados pela rampa e margens do rio, após a realização do tradicional passeio de boia pelo Rio Piracicaba realizado ontem (25).
Um vídeo gravado no início da manhã mostrou quantidade significativa de lixo espalhada por toda a rampa e áreas próximas. Entre os itens recolhidos estavam garrafas, copos plásticos, embalagens, camisinhas e até mesmo uma chupeta de criança, segundo o relato. O acúmulo chamou atenção de moradores e visitantes, que criticaram a falta de conscientização ambiental por parte dos participantes do evento.
A situação só foi contornada quando equipes de limpeza vieram na manhã de hoje para limpar o lixo gerado pelos populares.
De acordo com moradores próximos da região, a questão do lixo é constante ano após ano, e nada muda.
Descartar resíduos no chão da cidade ou diretamente em cursos d’água configura crime ambiental e infração administrativa, conforme a legislação brasileira. A prática causa poluição, entope bueiros, contribui para alagamentos, contamina a água, prejudica a fauna e a flora e coloca em risco a saúde da população.
Pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana ou ao meio ambiente pode gerar multa e até detenção.








