
Construir uma carreira profissional no esporte exige resiliência, disciplina e comprometimento. Pautado nesse pilar, o trabalho de formação esportiva desenvolvido pelo Sesi Piracicaba mais uma vez se apresenta como referência no basquete.
Como resultado desse processo, os atletas Heloisa Machado, Sofia Telini e Lucca Prisco encerraram um importante ciclo na unidade no mês de dezembro para dar novos passos em suas trajetórias esportivas e integrar times de projeção nacional.
A ala Heloisa e a ala-pivô Sofia, ambas de 15 anos e orientadas pela treinadora Julia Marcelino, seguiram no início de janeiro para a equipe de rendimento sub-16 feminino do Sesi Araraquara. A decisão aconteceu após as instituições acompanharem o desenvolvimento e o amadurecimento técnico, tático e pessoal das jogadoras no decorrer de 2025. O intercâmbio entre unidades fortalece e evidencia o projeto desenvolvido dentro da própria instituição.
Já Lucca, 14, foi selecionado em uma seletiva de basquete sub-14 masculino do Corinthians, realizada no mês de dezembro, na capital. O ala vai integrar, a partir da próxima semana, o elenco alvinegro.
Para Ana Urizzi, técnica do jogador, a conquista representa a realização de um sonho e a confirmação de seu potencial. Ela ressalta, ainda, que não há outro sentimento senão felicidade pelo feito de Lucca. “Eu fiquei muito feliz porque eu sei que esse é o sonho dele”.
FORMAÇÃO – Ana e Julia são graduadas em ciências do esporte pela Unicamp. Atuantes na formação esportiva de crianças e adolescentes, as treinadoras do Sesi contam que o trabalho desenvolvido consiste em formar atletas e vê-los ‘bater asas’.
“O trabalho esportivo-educativo envolve acompanhar o desempenho escolar dos atletas, ensiná-los a ter autonomia, ter compromisso com horários e serem responsáveis desde cedo, tanto no âmbito competitivo quanto familiar. São valores e ensinamentos que eles levam para a vida”, completou Ana.






