
Uma ação rápida da Polícia Militar salvou a vida de uma recém-nascida de apenas 17 dias na noite de ontem (8), em Capivari (SP), Região Metropolitana de Piracicaba.
A ocorrência foi registrada por volta das 20h07, na Rua Benedita Gonçalves Quagliato, no Jardim Gênova.
Durante patrulhamento pela área central do município, equipes do 10º BPM/I foram acionadas para atender uma emergência envolvendo uma criança engasgada. Em cerca de dois minutos, os policiais chegaram ao endereço indicado e encontraram a mãe e a avó.
No ano passado (2025) os casos de engasgo aumentam 388% na região de Piracicaba. Região registrou 132 atendimentos até agosto de 2025, contra 27 no mesmo período de 2024. Mortes por engasgo subiram 56%.
Segundo orientação médica, houve alterações tanto para bebês quanto para adultos. Confira abaixo:
Bebês menores de um ano: a compressão, que antes era feita com dois dedos, agora deve ser realizada com a base da palma da mão. A sequência indicada é de cinco golpes interescapulares (nas costas) e com a cabeça do bebê volta para baixo. Alterna-se com cinco compressões frontais, realizadas com a base da palma da mão, e com a cabeça do bebê voltada cima – veja explicação em vídeo e imagem acima.
Adultos conscientes: as novas orientações reforçam que os golpes nas costas devem ser aplicados antes das compressões abdominais. São cinco golpes interescapulares, seguidos de cinco compressões para trás e para cima, posicionando as mãos logo acima do umbigo.






