A Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) renovaram o acordo de cooperação técnica do projeto “Viva o Verde SP” no dia 30 de março de 2026. A iniciativa visa modernizar a gestão de parques municipais e ampliar indicadores de sustentabilidade ambiental na capital paulista.
O projeto estabelece diretrizes para o manejo de fauna, flora e infraestrutura de lazer com base em padrões globais. Modelos de gestão internacional, como o adotado em São Paulo, servem de referência para cidades do interior, incluindo Piracicaba, que mantém programas de revitalização em áreas como o Parque do Mirante e o Horto Florestal.
Metas e sustentabilidade
O acordo prevê a coleta de dados e o uso de tecnologias para monitorar o impacto ambiental das áreas verdes. Segundo a administração municipal, a colaboração permite acessar conhecimentos técnicos para o combate às ilhas de calor e preservação da biodiversidade urbana.
Impacto na gestão urbana
A renovação ocorre em um momento de pressão por adaptação climática nas grandes cidades paulistas. O monitoramento deve garantir que os parques cumpram funções ecológicas e sociais específicas para a população.
“A parceria com a ONU-Habitat eleva o padrão de manutenção dos nossos espaços públicos”, afirmou o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente . O cronograma de intervenções nos parques será atualizado conforme os novos termos da cooperação técnica.
Gostou desta noticia?
Inscreva-se para receber as principais do dia por email
