A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba, está sediando uma exposição que retrata a “linha do tempo” da Série Produtor Rural. O evento teve início no dia 03 de agosto.
“A Série Produtor Rural nos coloca como divulgadora e produtora de conteúdo. Além de divulgar informação, sempre queremos ampliar mais, transmitindo conteúdo para toda população”, comentou Marcia Regina Migliorato Saad, chefe da Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD).
Quem idealizou esse interessante projeto foi Janeti Bombini de Moura, a antiga chefe da Biblioteca. Tudo teve início em 1995. “Tínhamos uma grande demanda de material para os produtores rurais, recebíamos muitas correspondências sobre como plantar e como fazer tais coisas. Então ficamos durante três anos em processo e, em 1997, teve iniciou o projeto. As meninas (bibliotecárias) deram continuidade e agora o projeto faz 20 anos e o objetivo foi atingido, com publicações que contém uma linguagem que todos possam entender”, relembra ela.
Globo Rural
A Série Produtor Rural é destaque no Globo Rural, uma vez que a produção do programa global utiliza a publicação para responder os questionamentos dos telespectadores. “É um grande apoio que temos, pois é esse o nosso objetivo”, comenta a atual chefe da Biblioteca. “Quanto mais a gente espalhar a série para todas as comunidades, melhor!”
Evento paralelo
Durante a exposição que retrata os 20 anos da Série Produtor Rural, o professor Paulo Roberto de Camargo Castro lançou o 65º exemplar da coleção que traz as orquídeas como tema. O livro expõe orientações sobre morfologia e genética das orquídeas, incluindo métodos de cultivo e as respectivas técnicas para controle de doenças e pragas.
O 65° exemplar integra uma sólida base científica e varia de curiosidades a exemplos práticos acerca do manejo de orquídeas. “O objetivo é divulgar um pouco mais de técnicas sobre as orquídeas”, comenta o professor Castro.
Para acessar todos os exemplares da Série Produtor Rural, clique aqui.






