Realizado na cidade desde 2012, o Curau (Festival Culturas Regionais e Artes Urbanas) busca fomentar o intercâmbio e convergência entre as diferentes linguagens do conhecimento tradicional às manifestações urbanas contemporâneas. O festival chega a sua sétima edição neste ano e poderá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba.
É o que busca a vereadora Nancy Thame, que apresentou o projeto de lei 218/2018, durante a 44ª reunião ordinária. A propositura segue para as comissões da Câmara e caso receba pareceres positivos, deverá ser analisada em duas discussões nas reuniões ordinárias.
O Festival Curau é realizado no largo dos Pescadores, com três dias de programação. O evento conta com apresentações artísticas, oficinas, workshops e palestras que abrangem diversos temas. O show de abertura acontece sempre no Sesc Piracicaba. A organização é da Associação Pró-Cultura de Piracicaba e do Coletivo Piracema, em parceria com diversas instituições.
Segundo a vereadora, o evento já mobilizou mais de 30 mil espectadores. “É uma importante referência, mobilizando a sociedade local e atraindo visitantes de diferentes localidades, todos interessados em conhecer a cultura piracicabana e prestigiá-la”, diz Nancy.
Curau 2018
Este ano, o Festival Curau acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro. A programação não foi divulgada até a publicação desta reportagem.






