As árvores da Boyes, símbolo paisagístico de Piracicaba (SP), foram completamente cortadas na tarde desta terça-feira (11). As árvores perenifólias ficavam em frente à antiga Boyes, na Rua Luiz de Queiroz, área central do município.

A falsa-seringueira já havia sido podada no dia 05 de abril deste ano. Na época, o Jornal PIRANOT entrou em contato com o encarregado da Engemaia — empresa terceirizada pela Prefeitura, responsável por plantios e podas de árvores por todo o município –, e a resposta que obteve foi que as árvores ofereciam perigo aos transeuntes no local.
De acordo com Valdir Silva, encarregado da poda na época, as árvores foram cortadas, pois estavam mortas, ocas, com cupins e uma série de outras injúrias pelo corpo delas. “Além disso, há também a questão da segurança. Como essas árvores não têm mais recuperação, acabam causando uma série de riscos neste local, dada a grande quantidade de pessoas e o alto fluxo de veículos por aqui”, completou Silva.
Na época, o corte das falsa-seringueiras revoltou diversos Piracicabanos. Muitos, inclusive, diziam que as árvores não estavam mortas.
Em agosto — quatro meses após o corte –, era possível ver folhas verdes nascerem dos troncos cortados, o que serviu para levantar boatos de que a árvore voltaria a crescer. Mas não deu tempo. Na tarde desta terça-feira (11), equipes da Prefeitura removeram a árvore por completo. Agora, as falsa-seringueiras existem apenas na memória afetiva dos Piracicabanos.
Confira abaixo as fotos que o Jornal PIRANOT gerou com exclusividade para você.














