O Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) realçou sua luta contra o Proerd nas escolas — o Proerd é o Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido em 1993 em todas as escolas do país. A vereadora de Piracicaba, Coronel Adriana, manifestou repúdio ao sindicato dos professores.

“Milito nesta causa há muitos anos. Os nossos instrutores são extremamente treinados, são os melhores policiais que temos e que entram nas escolas para dar recursos para as nossas crianças não serem vítimas. Elas são assediadas, não sabem o que fazer, o que dizer, e são vítimas em seus lares, dentro e fora das escolas. O Proerd é o único projeto institucional aplicado em todo o pais, acompanhado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas”, discursou Coronel Adriana, durante a 53ª reunião ordinária desta segunda-feira (17).
De acordo com a Coronel Adriana, o Apeoesp incluiu a pauta de combate ao Proerd na Assembléia Estadual desta sexta-feira, 21 de setembro, alegando que a política de combate às drogas nas escolas se tratava de militarismo.
“Foi a pior coisa que poderia esperar da Apeoesp. Estamos preocupados com nossas crianças, temos que respeitá-las. Não consigo não me emocionar quando falam do Proerd dessa forma leviana. Só o policial sabe o quanto é duro entrar em uma escola de periferia, que tem todo mundo contra ele, tendo que pedir autorização para chefe de tráfico.”
Moção
Nesta segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou em caráter de urgência a Moção 134/2018, de autoria da Coronel Adriana, repudiando a inclusão da “luta contra o Proerd nas escolas” na pauta da 21ª Assembléia Geral da Apeoesp.
“Colocar em pauta essa reivindicação é, mais uma vez, dar amparo para que traficantes de drogas, que hoje dominam muitas comunidades, passem a dominar também as nossas escolas”, diz a Coronel Adriana no texto da Moção de repúdio.
A parlamentar solicita que a Moção de repúdio seja entregue ao governador Márcio França, com cópias ao Ministério da Segurança Pública, à Secretaria Nacional Antidrogas, à Secretaria Estadual dos Negócios da Segurança Pública, ao Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares, ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao prefeito Barjas Negri, e ao Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas.
Proerd
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) foi criado com base em um projeto de combate às drogas existente nos Estados Unidos, o DARE, sigla de “Drug Abuse Resistance Education”. O projeto americano é uma parceria do Departamento de Polícia de Los Angeles com o distrito escolar das cidades americanas.






